Comlurb inaugura dois novos ecopontos em comunidades do Grajaú e Benfica



 

A Companhia também inicia o uso de trator especial para comunidades em Sá Viana, Andaraí, Jamelão e Caçapava, na área da Grande Tijuca.

A Comlurb põe em operação nesta quinta-feira (08/12), a partir das 9h, mais dois novos ecopontos, nas comunidades Sá Viana, no Grajaú, e Arará, em BenficaO da Sá Viana foi instalado na rua de mesmo nome e vai contar com duas caixas multiuso de 15m3 e uma pequena, de 7 m3, para receber entulhos, galhadas e bens inservíveis, como móveis e eletrodomésticos. A Comlurb vai aproveitar para lançar o trator próprio para atuação em comunidades, que atenderá além de Sá Viana, Andaraí, Jamelão e Caçapava.

O novo equipamento, com capacidade de receber até 900 quilos exclusivamente de resíduos domiciliares, facilita a coleta de resíduos em trechos de difícil acesso, como becos e vielas. O trator conta com freio nas quatro rodas, chassis articulado para facilitar as manobras em ruas estreitas, e dimensões reduzidas, com 2,20m de altura e 1,70m de largura.

Já o ecoponto de Arará vai contar com uma caixa compactadora de 15 m3 para receber lixo comum e duas outras do mesmo tamanho para entulhos, galhadas e bens inservíveis. O endereço é Rua Aloisio Amâncio, s/n, próximo à Praça Matupiri. Os dois novos ecopontos vão funcionar diariamente das 6h às 18h. Com mais essas duas entregas, a Companhia chega a 17 ecopontos lançados apenas este ano. Os outros são: Vagão e Vila Jurema, em Realengo; Santo Amaro, no Catete; Madureira, embaixo do Viaduto Negrão de Lima; Mineira, no Catumbi; comunidades de Vigário Geral, Parada de Lucas e Amarelinho, na Zona Norte; Novo Lar, no Recreio; Camarista Méier, no Engenho de Dentro; Mangueira; na Avenida Paranapuan, na altura do Morro do Dendê, e Vila Joaniza, Parque Royal e Pixunas, na Ilha do Governador.

A Comlurb está empenhada em reformar e implantar novos ecopontos em diversas regiões da cidade, especialmente em áreas mais críticas de descarte irregular. Assim, a Companhia garante que locais antes degradados passem a contar com pontos ordenados de descarte, com remoção regular dos resíduos por caminhões. Até o fim do ano serão 20 ecopontos entregues. Além de fundamentais para a ordenação dos resíduos, os ecopontos ajudam no controle de vetores e melhoria da saúde pública.