
Atriz compartilhou imagem do memorabilia do prêmio recebido pelo documentário “Ainda Estou Aqui”, mas fãs associaram à polêmica vitória do filme de Wagner Moura
A atriz Fernanda Torres causou burburinho nas redes sociais ao exibir, em suas redes pessoais, o envelope original do Oscar emoldurado em sua casa. O documento é referente ao prêmio recebido pelo documentário “Ainda Estou Aqui” (2020), produção brasileira que venceu na categoria Melhor Documentário em Curta-Metragem. A postagem, porém, foi imediatamente associada por fãs ao recente sucesso de “Marighella”, filme estrelado por seu ex-marido Wagner Moura e alvo de controvérsias políticas.
Uma relíquia do cinema brasileiro
Em um close compartilhado em seu Instagram, Fernanda mostrou o envelope lacrado da Academia de Hollywood em uma moldura dourada, acompanhado da legenda:
“Algumas conquistas merecem ser eternizadas. Obrigada, cinema!”
O documentário vencedor, dirigido por Felipe Cazaux, retrata a vida de idosos LGBTQIA+ no Brasil e foi produzido pela Maria Farinha Filmes, mesma produtora por trás de sucessos como “O Começo da Vida”.
Confusão nas redes: fãs pensaram ser sobre “Marighella”
Apesar de Fernanda não ter feito qualquer menção ao filme de Wagner Moura, muitos seguidores associaram a postagem ao longa que gerou polêmica no governo Bolsonaro. Alguns comentários destacavam:
“Finalmente o reconhecimento que ‘Marighella’ merecia!”
“Que orgulho do Brasil, mesmo com toda perseguição política!”
Outros, porém, lembraram que o envelope é do documentário premiado em 2020, e não tem relação com o filme sobre o guerrilheiro.
Oscar, política e o legado de Fernanda Torres
A atriz, que já foi casada com Wagner Moura (pai de seus três filhos), sempre foi engajada politicamente e usou suas redes para defender causas progressistas. A postagem do Oscar, ainda que não intencional, reacendeu debates sobre a censura ao cinema brasileiro nos últimos anos – “Marighella” chegou a ter seu lançamento boicotado durante o governo anterior.
Repercussão no meio artístico
Colegas de profissão, como a atriz Taís Araújo, comentaram a publicação com mensagens de apoio: “Arrasou, como sempre!”. Já o diretor Felipe Cazaux agradeceu a homenagem: “Esse prêmio é de todos nós que acreditamos nessa história”.
Curiosidade: O envelope do Oscar é uma tradição da Academia. Todos os indicados recebem um exemplar, mas apenas os vencedores têm o direito de abri-lo oficialmente.